AEL Sistemas

Inovação e tecnologia para a defesa do Brasil

A AEL Sistemas é uma empresa brasileira, situada em Porto Alegre, que há 35 anos dedica-se ao projeto, desenvolvimento, fabricação, manutenção e suporte logístico de sistemas eletrônicos militares e espaciais, para aplicações em plataformas aéreas, marítimas e terrestres. Capacitada para o fornecimento, projeto e desenvolvimento de aviônicos, sistemas terrestres e sistemas para segurança pública, a empresa também participa de diversos programas da indústria espacial.

Considerada um centro de excelência em tecnologia de defesa, desde 2001, a AEL SISTEMAS S.A. faz parte do grupo Elbit Systems, líder mundial no segmento de defesa. Atuamos em projetos estratégicos das Forças Armadas Brasileiras como Gripen NG, KC-390, Guarani e SISFRON - Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras. Através de tecnologias e conhecimentos avançados, infraestrutura moderna e treinamento sistemático, a AEL produz soluções de última geração, confiáveis e inovadoras, com a qualidade de seus produtos e serviços reconhecidos internacionalmente.

Pesquisa e Desenvolvimento

No centro tecnológico de sistemas de defesa da AEL - um espaço de 10.000m², produzimos soluções de última geração, confiáveis e inovadoras. Investimos continuamente em tecnologia e capacitação de pessoas com o compromisso de desenvolver a indústria espacial e de defesa do País. O domínio das tecnologias de ponta e a experiência acumulada têm capacitado a empresa na integração de diferentes tipos de sistemas em variadas plataformas, aumentando a capacidade operacional e eficiência das missões.

O Avionics Software House (ASH), projeto pioneiro no Brasil, capacitou técnicos brasileiros a integrar e desenvolver softwares para sistemas aviônicos de última geração destinados às aeronaves civis e militares, de asa fixa e rotativa. Atualmente, este grupo é composto por mais de 30 profissionais em um processo contínuo de absorção e transferência de conhecimento, o que possibilita o desenvolvimento de tecnologia na sede da empresa no Brasil, em combinação com os engenheiros da AEL que estão trabalhando em Israel.

O “TerrainFollowing” é um sistema de guiagem por acompanhamento de relevo que possibilita voos táticos de baixa altitude seguindo o contorno do relevo de maneira segura. O desenvolvimento do sistema contou com o apoio da FINEP e, neste projeto, já foram realizadas centenas de horas de voo reais em ambientes simulados que comprovam o sucesso deste inovador projeto brasileiro.

Clique e saiba mais

A AEL Sistemas desenvolveu o primeiro sistema brasileiro de navegação inercial para aeronaves, um grande salto tecnológico que permite a independência brasileira em sistemas de navegação inercial. O EGI permite a obtenção de um plano de referência estabilizado a partir de giroscópios e acelerômetros, podendo determinar o movimento nos 3 eixos.

Clique e saiba mais

O X-86 é um módulo computador embarcado, padrão VPX, de alto desempenho para aplicações aeronáuticas e já está aplicado como computador de missão da aeronave KC-390. Com projetos de hardware, software e mecânico desenvolvidos por engenheiros brasileiros da AEL Sistemas, possibilitou o aumento da capacidade de concepção mecânica e de produção de placas de circuito impresso.

Missão

Viabilizar soluções confiáveis e inovadoras que ampliem as capacidades de nossos clientes, com foco nos segmentos Aeroespacial, Defesa e Segurança.

Visão

Ser a primeira opção em soluções tecnológicas para necessidades críticas de missão.

Nossos valores

Foco no Cliente: Atenção às necessidades do cliente e prontidão no atendimento.

Competência, Flexibilidade, Inovação e Excelência: Profissionalismo, ousadia e competência em cada especialidade; Busca contínua por maneiras inovadoras para aprimorar nossas soluções; Confiabilidade e qualidade em tudo que fazemos.

Valorização das Pessoas: Atingimos nossos resultados por intermédio de pessoas; Estímulo ao desenvolvimento dos colaboradores; Compartilhamento de conquistas e aprendizados.

Sustentabilidade, Credibilidade e Respeito: Honra aos compromissos, ética, honestidade e franqueza; Cumprimento de todas as leis e regulamentações pertinentes; Eficiência e rentabilidade aos acionistas; Respeito à diversidade; Respeito aos clientes, fornecedores, colaboradores, sociedade e meio-ambiente.

A Política da Qualidade do Grupo AEL Sistemas está comprometido em:

  • • Ter como foco a satisfação do cliente e das demais partes interessadas, atendendo suas expectativas e requisitos aplicáveis quanto à qualidade dos produtos e serviços
  • • Viabilizar soluções confiáveis e inovadoras como diferencial competitivo
  • • Fomentar um ambiente de confiança e comprometimento com base nos seus valores e na capacitação e desenvolvimento de seus colaboradores
  • • Melhorar continuamente o Sistema de Gestão da Qualidade como princípio básico para assegurar o alcance de seus objetivos.

 

Certificações do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)

O SGQ da AEL está certificado com base nos requisitos das seguintes normas:
• AS 9100 / EM 9100 / JISQ 9100 / SAE AS9100 | Certificado pelo ABS Quality Evaluation
• AQAP 2110 | Certificado pelo IFI/DCTA (Comando da Aeronáutica)
• ISO 9001 | Certificado pelo ABS Quality Evaluation

 

Certificações de Manutenção

A AEL também é certificada para prestar serviços de manutenção em equipamentos aeronáuticos de aplicação militar, atendendo aos requisitos exigidos pelos seguintes órgãos certificadores e/ou governamentais:
• Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico - DIRMAB (Comando da Aeronáutica) | Certificação baseada nos requisitos da ICA 65-36
• Diretoria de Aeronáutica da Marinha - DAerM (Marinha do Brasil) | Certificação baseada nos requisitos da OI 30-02
• Diretoria de Material de Aviação do Exército - DMAvEx (Exército Brasileiro) | Certificação baseada nos requisitos da InAvEx 1.005

A AEL Sistemas está comprometida em promover a melhoria contínua da eficácia do Sistema de Gestão Ambiental, visando à redução dos custos e da poluição, do uso racional de recursos naturais e do controle de resíduos, atendendo a legislação aplicável e outros requisitos estabelecidos pela empresa.

O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da AEL Sistema está certificado com a ISO 14001:2004 e possui o seguinte escopo: Gerenciamento de aspectos e impactos ambientais associados às atividades de projeto, desenvolvimento, fabricação, instalação e manutenção de sistemas eletrônicos aplicados em aeronáutica, espaço e defesa.

  1. A AEL Sistemas possui as seguintes licenças:
  2. • LO – Licença de Operação nº 012768/2012, emitida pela SMAM – Secretaria Municipal do Meio Ambiente;
  3. • IBAMA – nº de cadastro 74305;
  4. • POLÍCIA FEDERAL – Certificado de Licença de Funcionamento nº 200801434-1.

   Código de Ética e conduta corporativa    |     Procedimento de Conduta Antissuborno   |     Código de Conduta Fornecedor   |     Shipping Policy